quarta-feira, 21 de maio de 2008

Denis Sena possa para campanha da Chilli Beans
.
.
SESSÃO:(3X4)
A sessão (3x4) desse mês está super orgulhosa em apresentar pra quem não conhece, o trabalho de uma das personalidades das artes visuais mais atuantes e generosas que conheço: Denis Sena!
.
Desde 1996 o artista experimenta diversas linguagens artísticas para expressar sua identificação com a cultura baiana, marcada pelas raízes negras africanas, e um discurso em defesa de valores como liberdade, paz e consciência social. Autodidata e operário cultural, como ele gosta de se denominar, Denis Sena é um artista inquieto, que usa a rua e materiais incomuns, como lixo reaproveitado, como suporte para suas obras. Autor de trabalhos artísticos feitos em lojas, empresas, escolas e até em terreiros de candomblé, também faz performances em diversos eventos culturais, como shows, festivais e seminários acadêmicos.
.
No campo da arte-educação, vem desenvolvendo oficinas e cursos de graffiti em escolas públicas, particulares e organizações não-governamentais. Entre suas experiências, foi instrutor de graffiti no Projeto Abrindo Espaços, da Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no ano de 2002. Atualmente, é facilitador da oficina de artes plásticas do Projeto Cidadão, no qual dá aulas a crianças e adolescentes moradores do bairro do Cabula I em Salvador, onde cresceu e vive até hoje.
.
Também atua como educador em escolas públicas municipais e no Liceu de Artes e Ofícios, organização não-governamental de Salvador. Como mais recente trabalho artístico, está sua parceria com o fotógrafo baiano Marcelo Reis, que resultou na exposição Processo Instantâneo. A mostra consiste em fotografias feitas durante uma oficina de graffiti, realizada por Sena para meninos e meninas de sua comunidade, dentro do Terreiro de Candomblé Ibê Ojí Tundé, no Cabula I.
.
Recentemente esteve em Nova York onde deu palestras em 8 universidades com o objetivo de divulgar o projeto Salvador Graffita, desenvolvido pela prefeitura de Salvador em parceria com 43 grafiteiros desde 2005.
.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Denis Sena acesse: www.denissena.com


Essa é a nova série de fotografias do artista Denis Sena, que utiliza símbolos e imagens que representam a cultura do candomblé através da arte digital.

Produção do arte-educador Denis Sena com educandos da ONG Projeto Cidadão, comunidade do Cabula 1.

6 comentários:

  1. Fico muito feliz de ver iniciativas como esta acontecendo no meu país, a Prefeitura de Salvador está de parabens por democratizar a cultura. Espero que outros prefeitos tambem façam o mesmo. É bom para o turismo, é bom para imagem do país e acima de tudo é bom para as pessoas residentes em Salvador. Moro em Portugal e já coloquei um documentario no facebook (sobre o grafiti em Salvador) para que todos os meus amigos daqui e daí possam ver que no Brasil há muita imaginação e cultura, as pessoas precisam apenas de oportunidades.
    Lucia Santos

    ResponderExcluir
  2. Dou um maior valor a essas artes, gosto muito...

    Parabéns... Debora

    ResponderExcluir
  3. O Grafite é uma arte dirigida aos passantes,eu sou fã de carteirinha do meu amigo Denissena,o "Operário cultural de Salvador" a cada vitória dessa grande pessoa eu vibro de alegria,pois a humildade presente nesse grandioso artista é o segredo do seu sucesso.

    Beijos no Coração.-

    Iradir Pereira

    ResponderExcluir
  4. Denissena é o cara! Incrivel ser humano e espetacular artista! Tá pra nescer outros Denis desses!

    Axé Piver!
    De malungo pa malungo!

    Sérgio Bahialista

    ResponderExcluir
  5. tudo de bom meu brother muita paz e amor no seu coraçao e continui assim como vc sempre é humildade acima de tudo fica com deus e um abraço.

    ResponderExcluir

Aqui você tem um canal aberto com o artista e sua produção. Deixe aqui seu comentário ou dúvida. Os comentários de conteúdo ofensivo serão bloqueados.