Conheça o GIA, Grupo de Interferencia Ambiental baiano que a seis anos vem desenvolvendo iniciativas que têm como objetivo incentivar a produção de arte contemporânea que utiliza o entorno urbano ou público com o espaço de ação.
O GIA surgiu na Escola de Belas Artes da UFBA da união de seis amigos. Entre as suas ações mais marcantes estão a ação "Fila" em que o grupo inicia a formação de uma fila sem qualquer finalidade em frente ao Elevador Lacerda, principal cartão postal de Salvador. Em poucos minutos esta ganha proporções absurdas. Pessoas que passam se juntam a fila sem se quer saber a finalidade da mesma. A interferencia teve o objetivo de debater sobre a mania do brasileiro de fazer fila por tudo.
Em outra ação, uma cama é colada no centro de São Paulo e ocupada por um dos integrantes do grupo que passa a dormir na mesma tranquilamente. Aos poucos a cama passa o ocupar as atenções de quem passa e a mexer com a dinâmica do espaço.
Em seu último trabalho entitulado Q.G do Gia - Espaço de Encontro, Pensamento e Ação, que ocupou durante o mês de maio a Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia, o grupo criou um "espaço híbrido de funções heterogêneas, no qual propõe uma experiência de imersão total. O espaço foi construído através de ações e intervenções artísticas, trabalhos e encontros com outras pessoas. O GIA, junto com o público, transformou e definiu este espaço a partir das funções que lhes foram atribuídas oportunamente, como o próprio ato de habitá-lo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui você tem um canal aberto com o artista e sua produção. Deixe aqui seu comentário ou dúvida. Os comentários de conteúdo ofensivo serão bloqueados.